O jazz em português tem crescido muito, em quantidade e qualidade, com inúmeros músicos novos, alguns a adquirir projecção internacional e editoras (como a Clean Feed ou a Trem Azul) com um ritmo dificil de acompanhar... É um fenómeno que não conheço em profundidade, mas creio que está ligado ao boom do ensino do jazz, que criou músicos esclarecidos e competentes, que encontraram nas editoras uma rampa de lançamento que se vai tornando estável em termos de público... É bom, é de saudar e devemos orgulhar-nos deste produto para consumo interno e exportação... Há que promovê-lo!
Elisa Rodrigues é uma das vozes mais recentes a estrear-se em nome próprio - "Heart Mouth Dialogues" é uma edição já do final do ano passado na editora JACC Records, com o apoio da Antena 2 e da Smooth FM.
Neste seu primeiro trabalho, está muito bem acompanhada por Júlio Resende no piano, Cícero Lee no baixo e Joel Silva na bateria. Júlio Resende, particularmente, revela-se versátil, ágil e inventivo. O álbum é de versões, além de um tema da autoria de Elisa, "Run". Mas não são apenas os standards do costume, que aliás se ficam por "you don't know what love is", "blame it on my youth" e "cry me a river"; Elisa revela um gosto eclético e distintivo, apresentando versões de Bill Withers, CocoRosie, Nirvana, Peninha, Beach Boys e Police!
Quanto às interpretações, há que dar uma nota de distinção à originalidade das vocalizações (e dos arranjos), fazendo Elisa Rodrigues versões verdadeiramente suas e não apenas versões que "fazem lembrar" ou que se escudam no cinzentismo das cantoras sem chama.
Muito recomendado, portanto!

Sem comentários:
Enviar um comentário