08 agosto 2012

Nova Música: Metallic Taste of Blood


Os Metallic Taste of Blood andam num caminho que não anda assim tão longe do prog "orgânico" dos Storm of Corrosion, embora a sua via seja mais distorcida (leia-se: mais experimental).

Em Junho publicaram o seu primeiro álbum, homónimo.

Esta é música instrumental, extraída das mentes e mãos de quatro músicos experientes e com um passado de colaboração em vários projetos.

Eraldo Bernocchi - guitarra
Colin Edwin (baixista com os Porcupine Tree desde 1993)
Balazs Pandi - Percussão
Jamie Saft - teclas

Embora o look-and-feel da banda seja bastante metálico, a música é bem mais diversa: por aqui passa alguma dureza associada ao metal, mas também piano jazzístico, reggae, dub, numa multiplicidade de ambientes que convida à exploração. Uma descrição aproximada daquilo a que soam seria "uma jam session cósmica".

Influências, é possível detetar algumas. Em "Fist Full of Flies", por exemplo, é possível ouvir um piano em fundo que eu juraria que foi tirado de um take de "The Devil's Triangle", de "In the Wake of Poseidon" dos King Crimson. No entanto, o conjunto é algo de novo e que definitivamente merece ser ouvido.

Não encontrei ligações no You Tube, mas o site da banda tem três temas para audição.
http://www.metallictasteofblood.com/

1 comentário:

  1. Ainda que o resultado de influências (evidentes) dos King Crimson (precisamente do período "In the Court of the Crimson King / In the Wake of Poseidon”, como bem refere o Luís) prenda a atenção de início, cedo nos deparamos com uma construção algo isenta de alma; uma armação (tonalmente metálica) que se reveste de alguma monumentalidade mas que não se liberta, apesar de espacial, e com parco conteúdo para suster que a justifique plenamente…

    Objetivo interessante mas não inteiramente alcançado. Falo da única música que ouvi, em condições abaixo de boas, o que por si justifica audição mais atenta.

    ResponderEliminar