03 agosto 2012

Soltem as Cassetes!


As cassetes, também carinhosamente chamdas de K7s, viveram connosco longos momentos das nossas vidas (sim! de todos nós com mais de 30 anos). Elas foram  o antepassado do mp3 e o primeiro meio sério de pirataria que tivémos ao nosso dispôr!

Ferro, Ferro-Crómio, Crómio, Metal, tipologias que nos fazem sonhar com fitas castanhas a sair pelos buraquinhos e a enredarem-se no leitor de cassetes!

Havia-as por todo o lado: em casa, no carro e na rua, com o lendário Walkmen - o ipod original.

Muitas guardam ainda hoje tesouros que nunca foram editados noutros meios (era vulgar os grupos publicarem cassetes com obras que não saiam noutros formatos, para clubes de fãs ou não), ou gravações de espetáculos. Muitos deram origem a discos piratas, com gravações que pareciam feitas dentro de um balde plástico com uma esfregona molhada por cima.

Só eu tenho umas 500 a ganhar pó na arrecadação!

Partilha connosco as tuas k7 favoritas, o que tinham e os momentos mais espetaculares a que as tuas k7 assistiram!

1 comentário:

  1. Rui Martins11:32

    Aí as cassetes! Lembro-me sempre de um single que tenho aqui por casa do Artur Gonçalves "O Vira das Cassetes" que conta a história de uma certa equipa de futebol que foi a Inglaterra jogar e alguns jogadores andaram a "fanar" K7´s ... pormenores à parte.
    A arte de gravar uma dita cuja para os amigos não era sacrifício mas sim um prazer. Ouvir sempre que carregávamos no rec novamente aquele álbum que nos enfeitiçou e com ele iríamos enfeitiçar mais umas quantas pessoas, era algo mágico. Tinha também por hábito recortar das revistas a capa do respectivo álbum que continha a k7 e colar na mesma. Assim ficava algo mais personalizado. Outros tempos, mas tempos maravilhosos. Continuo a comprar k7´s usadas e a ouvir praticamente todos os dias.

    ResponderEliminar