09 outubro 2012

Um clássico revisitado: Procol Harum - A Salty Dog

A Salty Dog fez 40 anos em 2009. Para muitos, será um sinal da passagem do tempo (mesmo para mim, que o conheci mais tarde). Mas, vendo as coisas pela positiva, é um testemunho de que as coisas boas duram. Ainda hoje é uma obra que dá prazer ouvir (o que, se pensarmos bem, não tem nada de especial: muitas das obras de referência de hoje - Wagner, Beethoven, Chopin - tem mais de cem anos; Albinoni escreveu o seu famosíssimo Adagio no século XVII, etc. O tempo é uma medida relativa e a novidade é uma efeméride). O tema título foi o primeiro tema em que os PH utilizaram uma orquestra; uma história de marinheiros que cheira a sal e a cordas molhadas.

Não há nenhum tema fraco no álbum, embora os dois temas orquestrais, o já referido e Wreck of the Hesperus (outro tema nautico) são os meus preferidos.

Aviso: esta música precisa de colunas grandes e boa definição. Youtube e auscultadores de ipod são mínimos para transmitir o punch. A minha edição é a comemorativa dos 40 anos (em CD, custou menos de 10€ na Amazon) e recomendo vivamente; está a anos luz das edições anteriores, plena de presença, detalhe e espacialidade (nem parece um CD!). Estamos a falar de um álbum gravado há 43 anos atrás, precisa de alguns cuidados para estar à altura da qualidade das gravações de hoje, o que foi efetivamente feito. Embora muitas gravações dos anos 50 e 60, muito bem feitas, continuem brilhantes - é um paradoxo, mas nada substitui a sabedoria de quem sabe o que faz..

Recomendado a jovens de idade e de espírito...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário