19 janeiro 2014

Midlake - Antiphon


O álbum de 2013 dos Midlake, regressados depois de passarem um momento crítico - a perda do seu líder, Tim Smith, depois de dois anos de gravações para um novo álbum - ganhou lugar nas listas dos melhores do ano. "Antiphon" tem indubitávelmente algo dos antgos Midlake, mas já é outra coisa. O grupo ganhou adeptos entre as cabeças prog, talvez devido às excursões instrumentais do álbum e o bom uso da flauta. Na verdade, já antes eram identificados como objetos voadores desta área pelo radar prog, a que não será alheio o facto de o anterior líder manifestar o interesse por bandas como Jethro Tull e Radiohead(os quais já ganharam definitivamente o estatuto Prog... seja lá o que isso significa).

Sem editarem desde 2010, este é um regresso saudado de uma que é uma das melhores bandas da atualidade, na opinião deste escriba.
Tenho andado às voltas com o álbum para decidir se gosto verdadeiramente. O que é difícil é ter como comparação "The Courage of Others" e sobretudo "The trials of Van Occupanther". Se há temas que são orelhudos, como este The Old and the Young, fica alguma sensação de alguma monotonia criada pelo ritmo quase "motorika" (a batida criada pelos alemães Neu! em alguns álbuns classicos dos anos 70). Se algo posso dizer de consistente é que lhe falta o brilhantismo dos dois últimos álbuns, embora não seja, de modo nenhum, um mau trabalho. Vejamos o que se vai passar a seguir e como evoluem estes Midlake.

"Antiphon", sim ou não? Enfim, você decidji, como se diria no Brasiu...






Sem comentários:

Enviar um comentário