Os BEN são um fenómeno obscuro, pois editaram apenas um disco no lendário sêlo do vórtice da Vertigo, em 1971. No entanto, e por isso mesmo, aparecem regularmente como um disco de culto. E como um dos discos de valor mais alto daquela editora, podendo valer entre 250 a 500€. Discussões sobre o que é um disco de culto à parte, é um disco que merece o interesse daqueles que:
a) se interessam por discos progressivos obscuros e têm um fraquinho pela Vertigo
b) gostam da cena Canterbury e particularmente dos Soft Machine da segunda metade dos 70
c) gostam de música instrumental com pendor jazz (o que nos reconduz a b)
Não sendo uma vitória imediata, os BEN merecem ser ouvidos e re-ouvidos. A sua música não é fusão, porque não tem os arrebiques de virtuosismo e o som pesado de alguns destes discos, mas ao mesmo tempo passeia-se de forma elegante entre as formas jazz e alguma rítmica rock. Acho que o disco teria beneficiado de melhor som e melhor produção, porque embora a técnica dos músicos se imponha, falta-lhes às vezes um som definido como os Soft Machine tinham.Na mesma etiqueta, os Catapilla têm um som que às vezes é similar, mas muito mais potente (e têm vocais).
Que não são um grupo consensual mostra-o a classificação do staff site AllMusic, 1,5 em 5, enquanto que os utilizadores do site lhe dão 4,5...Acho que é interessante ler a crítica que o site lhe faz (mais abaixo).
Aparecem na remistura de Andy Votel, no labum triplo - Time Machine: A Vertigo Retrospective, que recomendo vivamente.
Sendo o que é, é um bombom apetecível para quem ainda não se fartou de descobrir coisas interessantes nos anos 70.
http://www.allmusic.com/album/ben-mw0000327984
Review by Dave Thompson [-]
It is one of the unwritten laws of record collecting that some of the most passionately sought LPs are often among the most disappointing albums ever made, the kind of things that you would never even give houseroom to, if they weren't essential to the collection. Among connoisseurs of the British Vertigo label, an avid army who've been known to offer limbs in exchange for certain objects of high-priced desire,Ben's eponymous debut album certainly falls into that sordid category. Cut wholly in the jazz-rock shadow of labelmates Nucleus, Ben offers a shade over 38 minutes worth of aimless noodling, interspersed with flashes of soulless riffing, and crowned by drummer David Sheen's dry, dull (but mercifully underemployed) vocal. Musically, it's clear that Ben know their stuff -- technicians might well sit back and marvel at the band's actual playing abilities. But the nearly side-long suite "The Influence" simply wanders along without ever justifying the presence of the seven sub-movements that divide it up, while side two's opening, "Christmas Execution," never lives up to what is, after all, an extremely intriguing title, even if it does sound a bit Christmassy in places. Reissues on Repertoire in 1991 and Akarma in 2003 have done much to discourage all but the most avid vinyl fetishists from seeking out the original swirl-label version of this album. But, even at a reasonable price, it remains a distinctly disappointing release.
Sem comentários:
Enviar um comentário