Robert Palmer-James é mais uma das figuras quase desconhecidas, caídos no esquecimento apesar de terem participado em alguns dos grandes trabalhos dos anos 70 que conhecemos e de ter trabalhado em Música continuamente desde essa altura…
Compositor, guitarrista e sobretudo letrista, RPJ fez parte do trio da primeira formação dos Supertramp, inclusivamente é o responsável pela escolha do nome do grupo (a partir da obra do poeta William Henry Davies (1871-1940) The Autobiography of a Super-Tramp). Escolha discutível, pelo menos em Português… Este, a par com o menor "Indelibly Stampede", são os álbuns menos conhecido da banda, muito antes de eles ascenderam ao estrelato em Inglaterra com “Crime of the Century” e antes do sucesso retumbante de “Breakfast in America” de 1979. De escrita menos sinfónica, com temas mais directos e mais excursões instrumentais, é, mesmo assim, um álbum com momentos interessantes e que vale a pena ouvir.
Amigo desde sempre de John Wetton, foi ele quem escreveu as letras dos King Crimson após os primeiros álbuns, da responsabilidade Peter Sinfield – “Larks' Tongues in Aspic”, “Starless and Bible Black” e “Red”. O trabalho terá sido mais uma “encomenda” do que propriamente uma participação na banda, considerando inclusivamente que RP-J já vivia na Alemanha na altura. Do ponto de vista dos temas, contrastou com o estilo mais lírico e enigmático de Sinfield. Curiosamente, a banda deu-lhe total liberdade artística para criar as letras. É dele um dos melhores temas de todo o progressivo, o emblemático “The Nightwatch”, sobre a vida de Rembrandt e que é um pequeno e magnífco trabalho de miniatura sobre a Holanda do Séc. XVII – um tema que certamente poucas vezes se pensaria ver tratado por uma banda de rock. Este tema, assim como “Lament”, foi escrito antes dos King Crimson. Outros temas imediatamente associados com “clássicos” dos Crimson escritos por ele são “Book of Saturday” e “Starless”, por exemplo.
RP-J ainda vive em Munich, onde tem feito parte de vários projetos musicais (incluindo o da banda... Munich) e esteve muito ativo nos anos 80, compondo centenas de letras para temas de gente tao díspar como La Bionda, Gilbert Montagné, Mireille Mathieu, Patrick Duffy, Moti Special, Michael Cretu e Sandra. Hoje em dia dá concertos em bares com a sua banda.
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