21 abril 2010
80/81
Disco em quinteto de Pat Metheny, com Charlie Haden (b), Jack DeJohnette (d), Dewey Redman (s) e Mike Brecker (s), datado de 1980. Aos meus ouvidos, continua hoje, 30 (!) anos volvidos, um dos sons mais frescos do jazz. Pat ainda não se tinha brasileirado; o seu som era cantante, como as cataratas de Wichita.
Editado como duplo vinil, continha 8 temas apenas. Posteriormente, viu a edição em CD amputado de dois temas e depois completo, como CD duplo. O primeiro lado era preenchido pelo vibrante "Two folk songs", em que um tema de Metheny cede passo a um tema de Haden, numa cadência rítmica avassaladora. Neste tema, baixo guitarra e bateria unem-se numa única e poderosa base para deixar o saxofone de Mike Brecker repetir a mesma frase com uma força que se vai tornando viciante, deixando-o depois livre para solar, mais baseado na emoção que na técnica. É um dos temas do Panteão, monumento que há-de ser erigido ao Jazz ali entre a Torre Eiffel e uma das pirâmides do Egipto.
No segundo lado, 3 temas, terminando com "Turnaround", de Ornette Coleman, talvez o maiordestaque. No terceiro, "Open", é ísso mesmo, mais aberto, sobre uma batida mais free, deixando cada um soltar um pouco da anarquia que cada um tem para soltar. Diga-se que Dewey Redman não toca com a respiração de Brecker, nem com as frases claras que ele tem. Vai mais com a corrente, em vez de lhe marcar o percurso. No último lado, "Every Day (I thank you)", é outro hino, profundo e largo, o sax tenor de Brecker abrindo o espaço para a guitarra de Metheny. O disco fecha com um tema de Metheny, que haveria de o retomar no duplo ao vivo, "Travels, "Goin' Ahead", momento de introspecção e quietude a anteceder... obras futuras?
Comentário final, pessoal e extra-musical: as velhas paixões ardem e extinguem-se, revolvido todo o seu fulgor. Contudo... o que fica da paixão é tão só a paixão e quem somos a vivê-la. Agora, voltando à música: assim é com a música, que não é senão outra, quem sabe a mais fiel, das paixões.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário