Quidam, Sanktuarium
Hoje deixo aqui um favorito pessoal, o tema principal do 1º álbum (homónimo) da banda polaca Quidam. Dirão os mais versados que isto é nitidamente Genesis. E têm razão. Aliás, o solo de guitarra de "Firth of the Fifth" aparece enxertado a meio. Mas é um bom tema de inspiração Genesiana, com um belo trabalho melódico da guitarra e da flauta. Uma melodia simples e cativante, crescendos e clímaxes e ligações bem esgalhadas. E confesso que prefiro olhar e ouvir Emila Derkowska do que Peter Gabriel ou Phil Collins. Ela tem uma voz bonita e extensa, se bem que não muito trabalhada. Uma banda simpática, genuína, que emergiu em meados dos anos 90 num certo revivalismo neo-prog.
Muito agradável, sem dúvida (tenho de te devolver o disco)! A originalidade não é, nem nunca foi, condição necessária e suficiente para se fazer boa música. Há outros factores bem mais importantes.
ResponderEliminarApenas acrescentaria que a música em questão também tem ingredientes muito típicos da primeira fase dos King Crimson (sobretudo do “In the Court of the Crimson King”), principalmente nas pontes e transições protagonizadas por flauta, baixo e bateria.