07 agosto 2012

In Memoriam: Adiós, Chavela!

Morreu anteontem em Cuernavaca, Morelos, Isabel Vargas Lizano, mais conhecida pelo seu nome artístico de Chavela Vargas.

Costa riquenha, mas sempre associada ao México, nasceu em 1919 e conviveu de perto com símbolos maiores da cultura latino americana, como Diego de Rivera e Frida Kahlo. Chegou a viver com eles.

Foi-se suavemente, deixando de respirar. Aos 93 anos estava cansada, quem sabe esgotada por uma vida intensa.

Nos últimos anos a sua voz já era só um murmúrio, levantando-se do silêncio como uma brisa ondulante. Já quase sem voz, era só o sentimento que se ouvia.

Fica aqui aquele que é provavelmente o seu tema mais conhecido, La Llorona.


1 comentário:

  1. Uma fã de Madagáscar faz-me chegar o seguinte comentário:

    Madagáscar é um dos países com a maior diversidade de fauna e flora em todo o planeta, abrigando milhares de espécies de pássaros, répteis e anfíbios, muitos deles existentes apenas em seu território, como o lêmure, fundamentais para a vida animal nas florestas, pois é ele que distribui as frutas existentes pelas selvas do país, e é de suas sementes que a floresta se regenera.[5]
    Apesar de 90% de suas matas terem sido devastadas nos últimos séculos, nos 10% ainda existentes existem mais de doze mil espécies diferentes de plantas, algumas delas com mais de 80 milhões de anos, centenas delas apenas ali, das quais grande parte de grande valor medicinal, entre elas, a Rosy Periwinkle, fonte exclusiva de dois tipos de drogas que são as únicas usadas pelos laboratórios farmacêuticos do mundo no tratamento de algumas formas de leucemia infantil.

    ResponderEliminar