24 janeiro 2021

LOCOMOTIVE - WE ARE EVERYTHING YOU SEE


Da série Bandas que deveriam ter tido mais sorte na vida" temos hoje os Locomotive. Os sessenta e inícios de setenta foram pródigos em projetos que não produziram vinil ou o fizeram em doses de filho único. Demasiada efervescência, fervilhar de ideias e movimentações próprias de um período de grande criatividade fizeram com que muitos projetos não chegassem a amadurecer o suficiente para convencer as editoras ou foram alvo de estratégias editorias que não os privilegiaram, ou eles próprios não conseguiram solidifcar a banda o suficiente, ou pura e simplesmente eram one man show bands que não se aguentaram. No caso dos Locomotive parecem não ter tido sorte com o apoio da editora (Parlophone, do grupo EMI) e o líder, Norman Haines, rapidamente passou ao grupo com nome próprio, Norman Haines Band. Eram músicos do circuito ao vivo que tiveram algum sucesso com singles de ska e finalmente tiveram a oportunidade de gravar um longa duração, já mais virados para o rock progressivo.

Fortemente ancorados nos teclados de  e com um baixo expressivo e competente o seu som é muito marcado pela secção de metais, fazendo às vezes lembrar uns Blood Sweat & Tears mais ousados. O disco encaixa muito bem na época e certamente merecia muito melhor público. O tema Mr. Armageddon chegou a ter algum sucesso, mas rapidamente passou para o lado B da História. Injustamente, para uma banda que criou um som próprio, tem boas composições e músicos acima da média.

Hoje é mais um dos que a primeira edição se vende a preços pornográficos e não há reedições recentes. Felizmente está disponível nas plataformas digitais.


Sem comentários:

Enviar um comentário